domingo, 3 de fevereiro de 2013

eu me viro do avesso para ver o que tem dentro

.



é preciso não esquecer nada
nem a torneira aberta
 nem o fogo aceso,
nem o sorriso para os infelizes
nem a oração de cada instante.

é preciso não esquecer
de ver a nova borboleta
nem o céu de sempre.

o que é preciso é esquecer o nosso rosto,
o nosso nome,
o som da nossa voz,
o ritmo do nosso pulso.

o que é preciso esquecer
é o dia carregado de atos,
a ideia de recompensa e de glória.

o que é preciso é ser como se já não fôssemos,
vigiados pelos próprios olhos
severos conosco,
pois o resto não nos pertence

. Cecília Meireles.







sozinha, eu me apago aos poucos. não acompanho a velocidade do mundo.  não sei parar. vou e venho por não saber além do que me resta. meu lugar é perto do fogo, junto a todos os que fogem da treva e se sentam tranquilos em torno da chama.  faz tempo que ardo. sou tição desconfiada, receosa que o vento me apanhe como cinza.  esta chama é lenta, ainda tem muito lume para fazer.  lá fora o corpo faz-se, umedecido pelos dias. se eu não me soubesse até não repararia na tenacidade da minha sombra.   meu incêndio é esse : ser fiel ao que me arde.


Caminho das águas by Maria Rita on Grooveshark

8 comentários:

chica disse...

Linda Cecília e tuas palavras, maravilhosas... Ser fiel ao que em n´[so arde. E isso vale, mostrar-se fogo ou carvão...Há dias de fogo, energia, outros de carvão, quase apagado...

Assim vamos. Mas nos mostrando vivas e viver é o que quero e pelo que grito.

Preciso viver, não apenas contar dias. beijos,chica já cheia de saudades do mar e de saco cheio de ver a selva de pedra que me rodeia!
chica

Severa Cabral(escritora) disse...

VIM DESEJAR UM LINDO DIA DE DOMINGO!
...LER-TE E FAZER UMA VIAGEM EM PENSAMENTOS...
BJS

Anônimo disse...

Linda poesia para iniciar um lindo dia.

Beijinhos Margoh

Ana

Só em Palavras disse...

Delícia de postagem!
Amo Cecília e
esse final de seu
texto me encanta
"meu incêndio é esse : ser fiel ao que me arde."

Lindo domingo
Bjins
Catiaho Reflexo d'Alma

Dilmar Gomes disse...

Amiga Margoh, difícil dizer alguma coisa sobre Cecília, exceto, que ela é uma grande poetisa.
Um abraço. Tenhas uma linda semana.

Nádia Santos disse...

"Meu incêndio é: ser fiel ao que me arde" Que maravilha... adorei isso! Bjus Margoh, linda semana pra ti.

Chapéu de sol disse...

Cecília, a poeta dos ventos.
Consegui chegar até aqui com uma certa dificuldade... mas cheguei, né? rs
Lindo o seu blog.
Agradeço de coração a visita.
Espero-te mais vezes por lá.
Um bom começo de semana.

HS

Lu Lopes disse...

"meu incêndio é esse : ser fiel ao que me arde."

Absolutamente perfeito!

Seu ou da Cecília?

Se é teu, me dá permissão para citar?
Beijos