quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Basta ler, com paciência, a lousa da superfície...




A alma só acolhe o que lhe pertence; de certo modo, ela já sabe de antemão tudo aquilo por que vai passar. Os amantes não contam nada de novo uns aos outros, e para eles também não existe reconhecimento. De fato, o amante não reconhece no ser que ama nada a não ser que é transportado por ele, de modo indescritível, para um estado de dinamismo interior. 

E então é impossível reconhecer uma pessoa ou uma coisa sem relação conosco próprios, pois o ato de tomar conhecimento toma das coisas qualquer coisa; mantêm a forma, mas parecem desfazer-se em cinzas por dentro, algo delas se evapora. É por isso também que não existe verdade para os amantes; seria um beco sem saída, um fim, a morte do pensamento que, enquanto estiver vivo, se assemelha à fímbria arfante de uma chama, onde se abraçam a luz e a escuridão. 

Os amantes não se pertencem, mas têm de se dar em oferenda a tudo o que vem ao seu encontro e se oferece aos seus olhares entrelaçados.

A natureza e o singular espírito dos amantes olham-se nos olhos, e são as duas direções de um mesmo agir, um rio que corre em dois sentidos, um fogo que arde em dois extremos.

Robert Musil, in 'O Homem sem Qualidades'



´bendito o Senhor
que faz  nova
todas as horas´

13 comentários:

Marites Rehermann disse...

Olá querida Margoh, belo texto compartilhas conosco!!
Excluí meu perfil no Face, mas estarei por aqui!! Saudades!!

Beijinhos!!♥

chica disse...

Maravilha,Margoh!!!Linda cada palavra! beijos,chica

Lua Singular disse...

Olá Margoh,
Lindos esses escritos.
Vê que é muito culta e sabe escolher o que divide conosco
Parabéns
Lua Singular

" R y k @ r d o " disse...

Olá Margot

Um texto muito belo onde se dizem verdades cruas mas que devem merecer toda a atenção.

Os amantes são em 98% apenas uma passagem na vida. Raramente as promessas que se fazem são cumpridas. São como o fresco ar que nos refresca em dado momento e logo desaparece.

Gostei muito de ler.Fiquei pensativo, lool

Fique feliz

Dilmar Gomes disse...

Pois é amiga Margoh, este livro do Musil é muito comentado, inclusive, trechos da obra transcritos em vários lugares.
Um abraço. Tenhas uma linda tarde.

Cidália Ferreira disse...

Boa tarde Margoh

Lindo texto que serve de reflexão para muito casos..

No entanto faz pensar!!

Gostei de ler

visita-me
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/2013/10/esperanca-ultima-parte.html#comment-form

José Carlos Sant Anna disse...

O livro do Robert Musil deveria ser uma leitura obrigatória para todos e a tua escolha do fragmento foi extremamente cuidadosa.
beijo, Margoh!

Anônimo disse...

Vou procurar esse livro já!!!
bjs

Severa Cabral(escritora) disse...

Boa noite minha flor !!!!!!!!!
Mais um texto bem escolhido ...bjsssssss

Zilani Célia disse...

OI MARGOT!
ATÉ PORQUE SÃO SERES DISTINTOS, POR MAIS QUE SE AMEM...
LINDO TEXTO, UMA ÓTIMA ESCOLHA.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

lis disse...

Oi margoh
Procurei seu email nao encontrei vai aqui mesmo_ voce por acaso tem outro blog ? acho que andei confundindo tudo por aqui _ deixei um comentário extenso num blog'amor feinho' certa de que era seu e fui também no site de fotografia Flinpo que achava que a fotografia era sua,tentei votar na foto , quando cliquei apareceu um outro blog com o mesmo estilo de letra sua aí fiquei bolada seria um terceiro blog rs tenta me tirar dessa roubada ok rsrs me explicando essas margôs todas que me confundem essa noite rsrs
depois volto pra ler seu poema com 'paciencia'
abraços

Yasmine Lemos disse...

"É por isso também que não existe verdade para os amantes; seria um beco sem saída" Essa frase diz tudo e muito mais. rs
meu beijo

Rovênia disse...

Talvez tenha lido a explicação dos meus desencontros mais acertados.
Lindo, como sempre! :)